Resolução

Alterações no comportamento podem ser uma fonte de stresse tanto para os animais de companhia como para os seus tutores. Nos anos mais recentes, tem vindo a ser grandemente reconhecido que muitos dos problemas comportamentais surgem como um resultado da acumulação de muitos factores de risco e não apenas de um factor causal único. Apenas com os conhecimentos especializados estes factores podem ser adequadamente avaliados. Por exemplo, um cão poderá sentir-se ameaçado pela aproximação de uma pessoa devido a uma combinação de gestos como debruçar-se ou movimentos rápidos para lhe fazer uma festa, em conjunto com a antecipação da dor que esteja associada a uma otite (inflamação do conduto auditivo). A dor poderá ser o potencial disparo para um comportamento agressivo, mas esta atitude poderá resultar do incómodo intermitente que modifica o risco de um episódio de agressividade. Assim um primeiro passo muito importante é o descartar factores médicos que têm um papel na moldagem do comportamento dos animais e das suas bases emocionais. Numa situação como a descrita no exemplo anterior, um plano de modificação comportamental teria um impacto substancial, mas o tratamento ideal necessariamente incluiria o maneio da dor. É possível ensinar um cão a não mostrar agressividade nesse momento, mas o treino sozinho não lhe aliviará a dor. Este é o motivo porque, para melhorarmos a qualidade do tratamento ao paciente, precisamos de trabalhar em equipa. A melhor abordagem terapêutica é aquela que reúne diferentes profissionais que complementam o trabalho de cada um.

Tratando-se de uma especialidade recente, a multidisciplinaridade promove diferentes abordagens. Por esse motivo no Centro para o Conhecimento Animal contamos com profissionais de reconhecimento nacional e internacional, que aliam a ciência à prática. O diagnóstico de cada problema comportamental depende de uma abordagem individual a cada paciente, numa consulta com todos os familiares que se relacionam com o animal. A maioria dos tratamentos implicam uma modificação comportamental que deverá ser feita com o apoio de um treinador especializado com formação cientificamente validada. Todos estes profissionais têm um papel fundamental e é pelo melhor interesse dos animais e dos tutores que esta abordagem multidisciplinar é mantida.

Se o seu animal apresenta um problema de comportamento, poderá contactar o Centro para o Conhecimento Animal para agendar a sua consulta. Ser-lhe-á enviada toda a informação necessária para a preparação da consulta. Depois de feito o diagnóstico e estabelecido um plano de tratamento, poderá contar com os membros da equipa do Centro para o Conhecimento Animal para o ajudar neste tratamento.