Vanessa Serrano

INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR ANIMAIS

Licenciada em Terapia Ocupacional, pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão, com pós-graduação em Neurodesenvolvimento em Pediatria, pela Universidade Católica de Lisboa.

Curso de Especialista em Intervenções Assistidas com Animais, pela Fundación Bocalan (2006/2007).

Responsável pela Implementação de dois Projectos de Terapia Assistidas com Cães com grupos de jovens/adultos com multideficiência (de 2010 a 2012)
A intervier em Contexto de Centro de Actividade Ocupacionais e co-responsável pelas sessões de Hipoterapia e Equitação Terapêutica com jovens e adultos com multideficiência (desde 2006).

Participação no Seminário “Terapia Assistida com Cães”, organizado pela Cercica (2006) e nas I Jornadas de Equitação com Fins Terapêuticos, organizado pela Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (2011).

Participação na 1ª Conferência Internacional – Intervenção Assistida por Animais, organizada pela Câmara Municipal de Cascais (2014).

Formadora externa da Fundación Bocalan no Curso de Treinadores de Cães de Assistência (2007) e docente na Pós-Graduação de Terapia Assistida por Animais do Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA, na Cadeira de Aplicação da Terapia Assistida por Animais na Pessoa com Deficiência (2014/2015).