Revista M.A.D.E. - Gatos Treinados são mais otimistas
2016-03-15

E se lhe disséssemos que um gato treinado pode ser mais otimistas? Provavelmente vão surgir duas perguntas na sua cabeça: “Os gatos podem ser treinados?” ou “Como é que o treino torna um gato num animal mais otimistas?”.

 

Estivemos à conversa com Sara Fragoso (SF) e Ana Pereira (AP). Sara é bióloga e uma das fundadoras do CPCA (Centro para o Conhecimento Animal) e Ana é finalista do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária da Universidade de Évora. Juntas desenvolvem este estudo que iremos apresentar.

 

Quais são os principais objetivos deste estudo?

SF: Com este estudo pretendemos avaliar os benefícios do treino positivo no estado emocional dos gatos. Este estudo está integrado num projeto mais amplo em que gatos do Centro de Recolha Oficial (CRO) de Sintra são treinados. Os objetivos principais deste projeto são contribuir para o bem-estar e promover a adoção destes animais. O treino é o meio utilizado para este fim, uma vez que constitui uma excelente ferramenta de estimulação cognitiva e facilita o contato com seres humanos. São momentos em que as capacidades de ambas as espécies são postas à prova. Comunicação, concentração e diversão são os ingredientes necessários para que novos comportamentos sejam aprendidos. Esperamos assim ter gatinhos psicologicamente mais saudáveis e mais adotáveis.



Para ler a notícia completa em:
www.m-a-d-e.pt/#!Gatos-Treinados-são-mais-Otimistas/rxw58/56ddbea80cf20b1aa9cefe67