Prevenção

Prevenir é mesmo o melhor remédio também no que diz respeito ao desenvolvimento de problemas de comportamento. Uma parte bastante significativa dos problemas de comportamento resulta de um ambiente que não se adequa às necessidades dos nossos companheiros e da forma como os comportamentos são interpertados pelo tutor, o que o impede de tomar decisões acertadas. Um tutor dotado de conhecimento sobre as necessidades e o significado dos comportamentos do seu companheiro terá melhores condições para lhe permitir um desenvolvimento saudável, prevenindo o desenvolvimento de problemas de comportamento. Isto aplica-se a todas as fases do desenvolvimento, pois em cada fase as necessidades são diferentes e o tutor deve estar consciente disso para poder ajustar o ambiente que proporciona. Saber o que fazer em determinada situação é igualmente importante para evitar conflitos desnecessários. Como ensinar o cachorro a fazer as suas necessidades no local certo ou evitar que um gatinho arranhe um sofá, são exemplos de situações que geram problemas dentro da família quando a estratégia utilizada não é a adequada. Para ajudar o tutor nesta missão o Centro para o Conhecimento Animal aposta na prevenção disponibilizando cursos para tutores (com ou sem os seus animais de companhia) e consulta de aconselhamento profilático.

Nos cursos dirigidos aos tutores são dadas ferramentas úteis para o dia-a-dia de forma a tornar a vida em comum com o seu animal de companhia ainda mais gratificante para todos. Os temas abordados são diversificados embora tenham um objetivo comum: promover o bem estar da família. Por exemplo, o nascimento de um bebé é muitas vezes motivo de preocupação. Nessa altura a vida de todos vai mudar. Para o nosso animal de companhia o seu mundo é invadido com novos sons, cheiros diferentes, tutores com comportamento diferente do habitual, visitas de familiares e amigos mais frequentes que o normal... o que pode gerar stresse e problemas de comportamento. Um abordagem concertada, em que os interesses de todos são considerados, fará com que as alterações tenham um impacto menor e que continuem a usufrir da companhia uns dos outros.

Entre os cursos, temos as aulas para cachorros, que decorrem durante o período de sociabilização (período sensível da vida do cachorro em que está especialmente predisposto a aprender sobre o meio envolvente). Estas aulas são uma oportunidade para os tutores adquirirem os conhecimentos fundamentais sobre o comportamento do cão e as regras básicas básicas para educarem o seu cachorro, incluindo os primeiros passos do treino positivo. Através de brincadeiras, o cachorro é exposto de forma controlada a uma variedade estímulos novos (por exemplo, diferentes sons e texturas) garantindo uma associação positiva com cada um. O contacto com pessoas e outros cães nestas aulas dá ainda oportunidade para que adquiram competência sociais que são de extrema utilidade noutros contextos em fases posteriores do desenvolvimento. Desta forma evitamos o desenvolvimento de medos e de agressividade, que pode resultar desses medos. Para fazer a inscrição do seu cachorro poderá contactar o Centro para o Conhecimento Animal.

A consulta de aconselhamento profilático por sua vez aposta no aconselhamento individualizado. Esta sessão é focada no indivíduo e na família em que este se insere. São apresentadas soluções e estratégias que promovem o bem-estar e o desenvolvimento saudável do seu animal de companhia, prevenindo o desenvolvimento de problemas de comportamento. Poderá contactar o Centro para o Conhecimento Animal para agendar a sua consulta de aconselhamento profilático.