Investigação

Nas últimas décadas o desejo e a necessidade de compreender o mundo dos animais têm se traduzido no aumento do número de estudos nesta área. Qual a motivação para determinado comportamento? Como podemos garantir que o nosso comportamento não tem um efeito negativo no bem-estar de um animal? Que condições são necessárias para satisfazer as suas necessidades? O que significa determinado comportamento? São exemplos de perguntas relacionadas com o comportamento e bem-estar animal que fazemos diariamente.

O Centro para o Conhecimento Animal assume a importância da investigação do comportamento e do bem-estar animal participando activamente no aumento do conhecimento científico nestas áreas através de projectos próprios e parcerias com outras entidades. Apesar do aumento do conhecimento científico ser em si mesmo um objectivo válido da investigação, no Centro para o Conhecimento Animal esta surge essencialmente como fonte de conhecimento que permita incrementar a eficácia das estratégias utilizadas. Ao aumentar o nosso conhecimento sobre o comportamento e bem-estar animal estamos a adquirir ferramentas para melhor os compreender, proporcionar-lhes uma boa qualidade de vida e a evitar o desenvolvimento de problemas comportamentais que são muitas vezes causas e/ou consequência de um bem-estar comprometido.

Para garantir que os interesses de todos os envolvidos são salvaguardados, todos os projectos de investigação são avaliados por uma comissão de ética, órgão multidisciplinar e independente, que promove padrões éticos internacionalmente reconhecidos.