Apoio no Luto

Os animais de companhia ocupam um espaço nas nossas famílias e nas nossas casas de tal forma significativo que cada vez faz mais sentido aplicar o conceito de família multi-espécie. Tutores e animais de companhia estabelecem uma ligação afetiva duradoura e muito forte neste contexto. 

Como é que as pessoas lidam com a perda do seu animal de companhia? Quando esta ligação se quebra, poderão ocorrer manifestações emocionais devidas à perda ou separação indesejada. Uma vez que os animais são considerados por muitos como membros da família, é normal que a sua perda seja comparada com o luto de um ente querido. A sensação de incompreensão dos outros leva a que muitas pessoas tenham uma ausência de apoio neste processo de luto. Por motivos socio-culturais, muitas pessoas passam por este luto em silêncio e às escondidas, podendo estar na origem de muitos outros problemas psicológicos. 

Durante o luto as nossas emoções estão desorganizadas e com uma ajuda profissional podemos recuperar o nosso equilíbrio e dar seguimento à nossa vida. Nunca esqueceremos o nosso amigo, mas temos de seguir em frente. No Centro para o Conhecimento Animal temos uma equipa profissional que poderá ajudar a ultrapassar este momento difícil da sua vida. 

Para marcar a sua consulta porderá contactar o Centro para o Conhecimento Animal.