Treino

No Centro para o Conhecimento Animal o treino é utilizado com múltiplos propósitos, que vão desde a promoção do bem-estar animal até ao papel que este pode ter na prevenção e resolução de um problema comportamental. O treino pode ser uma forma de enriquecer a vida dos nossos animais, pois cada sessão de treino é como se fosse um jogo em que desafios têm que ser ultrapassados. Ensinar novos comportamentos com base no conhecimento de vanguarda é apenas uma parte que contribui para o sucesso. Temos sempre presente as características de cada indivíduo. Os animais não são programados de forma a responderem de determinada forma quando estão perante determinado estímulo, pelo que a relação existente entre o treinador e o animal é essencial neste processo, em que cada indivíduo é considerado tendo em conta a sua personalidade, preferências e necessidades. O tutor como parte fundamental neste processo tem um papel fulcral, e o treino pode ser uma grande oportunidade para o tutor conhecer melhor o seu companheiro e, desta forma, lhe dar oportunidade de ter uma vinda bem mais interessante, tanto física como mentalmente, prevenindo o desenvolvimento de problemas comportamentais.

Na perspectiva de resolver problemas comportamentais, só depois de ser analisado na consulta de comportamento é que é definido um plano de modificação comportamental para a sua resolução. Nestes casos uma avaliação profunda é fundamental e várias componentes da vida no animal podem ter que ser alteradas. O treino integrado num plano de modificação comportamental pode trazer diversas vantagens, tanto diretas como indiretas. Entre elas destaca-se a possibilidade de promover o autocontrolo do indivíduo e a utilização de comportamentos aprendidos como ferramenta para a alteração dos comportamentos problemáticos.

Para este fim, contamos com uma equipa de treinadores devidamente habilitados e competentes. Independentemente do objetivo e das estratégias escolhidas, os métodos utilizados baseiam-se no conhecimento científico mais recente e todos se regem pelos princípios do Treino Positivo.

Motivos não faltam para esta opção e dos quais destacamos os seguintes:
- por ser a forma mais eficaz de motivar um animal;
- por facilitar a comunicação bidireccional entre humanos (treinador e/ou tutor) e o animal treinado;
- por ser o modo mais eficaz de ensinar;
- pelos efeitos positivos que tem a curto e longo prazo no bem-estar do animal e na relação com o seu tutor.

Cada situação e cada indivíduo são analisados de forma individualizada para maximizar o sucesso. Sejam cães, cavalos, gatos ou outros animais, jovens ou menos jovens, todos têm lugar no Centro para o Conheciemento Animal!

Para saber mais e agendar sessões de treino poderá contactar o Centro para o Conhecimento Animal.